في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
O povo buginês é o mais numeroso dos três principais grupos étnicos de South Sulawesi, na Indonésia com cerca de 3 milhões de pessoas. A maioria dos bugineses é muçulmana, mas muitos rituais pré-islâmicos continuam sendo respeitados em sua cultura, incluindo a visão de que gênero e sexualidade existem em um espectro. A maioria dos bugis se converteu do animismo ao islamismo no início dos anos 1700; uma pequena quantidade de bugis se converteu ao cristianismo, mas a influência do islã ainda é muito proeminente em sua sociedade.
Em contraste com o binário de gênero, a sociedade buginesa reconhece cinco gêneros: makkunrai, oroané, bissu, calabai e calalai. O conceito de cinco gêneros tem sido uma parte essencial de sua cultura há pelo menos seis séculos, de acordo com a professora associada de ciências sociais Sharyn Graham Davies, da Universidade de Tecnologia de Auckland, na Nova Zelândia, citando tradições similares na Tailândia, Malásia, Índia e Bangladesh.
Oroané são comparáveis aos homens cis, makkunrai para mulheres cis, calalai para homens trans, e calabai para mulheres trans, enquanto bissus são andróginos, altersexos ou intersexos e reverenciados xamãs ou comunidade sacerdotal.
Na vida social cotidiana, o bissu, a calabai e a calalai podem entrar nas moradas e nas aldeias de homens e mulheres.